Populares cobram investimentos em turismo ecológico na região de Brumado

Populares cobram investimentos em turismo ecológico na região de Brumado

A água continua vertendo pelos paredões da Barragem do Rio do Antônio, em Brumado, e muitos visitantes tem se deslocando ao ponto para apreciar a vista. O site Achei Sudoeste esteve no local e conversou com Matheus Bonfim, que criticou a falta de atenção dos governantes no que se refere aos investimentos em turismo ecológico. Para ele, falta estrutura e assistência do poder público. “Infelizmente, falta estrutura e assistência por parte da prefeitura para estar capacitando melhor aqui. O turismo ajudaria até mesmo na economia da cidade”, declarou. Bomfim acredita que também falta cooperação entre os poderes para oferecer a infraestrutura adequada para fomento ao turismo ecológico na cidade e região.

Fonte: achei sudoeste

Pessoas curadas da Covid que se vacinam têm 90% de proteção, diz estudo

Pessoas curadas da Covid que se vacinam têm 90% de proteção, diz estudo

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido publicou um estudo que  mostra evidências de que as pessoas que se recuperam da Covid-19 e são vacinadas com duas doses dos imunizantes adquirem uma proteção robusta e duradoura contra o novo coronavírus.

Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, pesquisadores do governo britânico, liderados pela consultora médica e chefe da agência, Susan Hopkins, analisaram os dados de 35 mil profissionais de saúde.

Os pesquisadores identificaram que os não vacinados que foram diagnosticados com a doença desenvolveram 85% de proteção contra uma nova infecção no intervalo de três a nove meses após se recuperarem. Mas a taxa caiu para 73% no prazo de 15 meses depois a infecção.

Já as pessoas que tomaram as duas doses das vacinas no intervalo de três a nove meses depois de se curarem da Covid-19 tinham 91% de proteção por mais de um ano. Depois de 15 meses a proteção caiu para 90%.

Fonte: Brumado Urgente

Ministério da Saúde começa a distribuir segunda remessa de vacinas para imunização infantil

Ministério da Saúde começa a distribuir segunda remessa de vacinas para imunização infantil

O Ministério da Saúde começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer voltadas para crianças de 5 a 11 anos. O lote com 1,2 milhão de doses chegou domingo (16) ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A estimativa do Ministério da Saúde é que esse novo conjunto de doses seja distribuído para estados até a próxima quarta-feira (19). Após a chegada, as doses são encaminhadas para o centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos (SP) e enviadas aos estados, que repassam aos municípios. A primeira remessa, também com 1,2 milhão de doses, chegou ao Brasil na madrugada da quinta-feira (13), no aeroporto de Campinas. No total, a previsão é que o Brasil receba 4,3 milhões de doses em janeiro. O primeiro contrato de aquisição de doses pediátricas junto à farmacêutica Pfizer prevê até 20 milhões de doses até março. A marca é a única que já recebeu autorização para uso de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A distribuição segue o critério populacional, ou seja, é considerada a população de crianças nessa faixa etária em cada estado.

Fonte: achei sudoeste

Casos ativos da Covid-19 aumentam para 116 em Brumado

Casos ativos da Covid-19 aumentam para 116 em Brumado

Nesta segunda-feira (17) Brumado registrou 10.091 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internação, 197 óbitos, 116 casos ativos e 9.778 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: agora sudoeste

Guanambi: prefeitura renova contrato de concessão com a Embasa até 2039

Guanambi: prefeitura renova contrato de concessão com a Embasa até 2039

A concessão foi renovada com base na legislação que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e no marco legal do saneamento básico.

De acordo com o extrato, uma das condicionantes para renovação do contrato foi a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O plano foi aprovado no fim de 2021 na Câmara Municipal e na eminência de ser promulgado nos próximos dias. 

Foi publicado no Diário Oficial do Municipal desta sexta-feira (15), a renovação do contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto à Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). 

O contrato foi assinado pelo prefeito Nilo Coelho, presidente da Embasa, Rogério Cedraz e o diretor de operação do interior da Embasa, José Ubiratan Matos.

Fonte: sudoeste acontece

Vigilância Epidemiológica já prevê alto índice de infestação do Aedes aegypti em Brumado

Vigilância Epidemiológica já prevê alto índice de infestação do Aedes aegypti em Brumado

Embora a Vigilância Epidemiológica de Brumado ainda esteja aguardando a avaliação das amostras, o supervisor de endemias Francislei Alves informou ao site Achei Sudoeste que o índice de infestação do Aedes aegypti aumentou bastante no município. Segundo o supervisor, os agentes relatam que os focos do mosquito aumentaram significativamente após o período chuvoso. “De novembro a maio, são os meses de maior proliferação do mosquito. Tudo isso colabora para o aumento das amostras”, salientou. 99% das amostras são dos Bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Apertado Morro e Esmeraldas. Alves alerta à comunidade para redobrar os cuidados em suas residências. “A população não pode baixar a guarda. O mosquito está aí e uma simples garrafinha já serve para proliferar 300 mosquitos”, acrescentou.

Fonte: achei sudoeste

Brumado começa vacinar crianças nesta terça (18)

Brumado começa vacinar crianças nesta terça (18)

Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado vacina contra Covid-19 crianças de 05 a 11 anos com deficiência permanente e doenças crônicas a vacinação acontece na Unidade de Saúde da Família Arlindo Stanchi e Crianças com 11 anos. A vacinação ocorre das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Unidade de Saúde da Família Fernando Trindade. Senhas eletrônicas através do http://www.brumadosenhas.com/.

Fonte: agora sudoeste

Rui Costa ameaça reduzir 'drasticamente' público em eventos

Rui Costa ameaça reduzir 'drasticamente' público em eventos

O governador Rui Costa (PT) ameaçou tornar mais rigorosas as medidas de controle sanitário em eventos na Bahia. Após observar que os protocolos estabelecidos pelo estado não estão sendo cumpridos, ele afirmou que poderá reduzir "drasticamente" o público permitido em eventos. "Na última semana, vi imagens de eventos que, claramente, não seguiam as regras estabelecidas por decreto. Se estas cenas continuarem a se repetir, nós vamos reduzir drasticamente o público permitido em eventos. Minha postura seguirá a mesma: a vida e a saúde em primeiro lugar", escreveu o dirigente nesta segunda-feira (17), nas suas redes sociais. O último decreto estadual, publicado na última terça-feira (11), já havia reduzido o limite de público para 3 mil pessoas. Além disso, determinou que qualquer evento deve ter a lotação limitada a 50% da capacidade do local em que ocorrerá. O comprovante de vacinação dos clientes também passou a ser uma exigência em bares e restaurantes, além de teatros, estádios e shows.

Fonte: 97news

Governo Federal e Caixa iniciam o pagamento do Auxílio gás

Governo Federal e Caixa iniciam o pagamento do Auxílio gás

O Governo Federal e a Caixa iniciam, a partir desta terça-feira (18), o pagamento do Programa Auxílio Gás para mais de 5,4 milhões de famílias beneficiárias. O valor pago em janeiro será de R$ 52,00 por família. Não é necessário realizar inscrição para receber o benefício. As famílias foram selecionadas pelo Ministério da Cidadania, de acordo com os critérios do Programa. O pagamento é realizado da mesma forma pela qual as famílias recebem os benefícios do Programa Auxílio Brasil. O beneficiário poderá acessar o Auxílio Gás pelo aplicativo. Com a utilização do app é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. Os beneficiários que recebem por meio de cartão podem continuar efetuando o saque pelos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes da Caixa Aqui, além das agências.

Fonte: 97news

Mais 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer chegam ao Brasil

Mais 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer chegam ao Brasil

Um voo com mais 1,2 milhão de doses pediátricas da Pfizer chegou ao Brasil neste domingo (16). Inicialmente, a previsão era que o carregamento fosse chegar no dia 20 de janeiro, mas a entrega foi antecipada. As informações são da CNN Brasil.

As doses são destinadas para a imunização de crianças entre 5 a 11 anos, e chegaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, na manhã deste domingo. Agora, elas serão distribuídas para os estados. O voo veio de Amsterdam, na Holanda, e pousou por volta das 9h.

Na quinta-feira (13), o governo já havia recebido 1,2 milhão de doses da Pfizer para crianças, que foram distribuídas para os estados brasileiros e o Distrito Federal. A imunização do público infantil começou em algumas localidades ainda neste fim de semana, mas deve se intensificar nos próximos dias.

O governo federal assinou um contrato para adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer ao longo de 2022, podendo solicitar mais 50 milhões.

Fonte: Brumado Urgente

Brumado tem 93 casos ativos da Covid-19

Brumado tem 93 casos ativos da Covid-19

Neste domingo (16) Brumado registrou 10.048 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internação, 197 óbitos, 93 casos ativos e 9.758 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: agora sudoeste

Centro Médico Santa Clara: Você sabe o que é Flurona?

Centro Médico Santa Clara: Você sabe o que é Flurona?

"Flurona" é um termo popular utilizado para descrever o caso de pessoas que apresentam Covid-19 e gripe ao mesmo tempo, em que "flu" se refere ao vírus da gripe (Influenza) e "rona" se refere ao coronavírus. Como consequência de haver dois tipos de vírus, é possível que a pessoa apresente ao mesmo tempo, em alguns casos, sinais e sintomas das duas doenças. A infecção por dois vírus não é uma situação rara de acontecer, principalmente em períodos em que existe em circulação doenças de transmissão fácil e com elevados número de casos, como é o caso da Covid-19 e da gripe. Apesar de se ter duas infecções ao mesmo tempo, isso não significa, necessariamente, que é uma situação mais grave. Ainda assim, é importante ter todos os cuidados para evitar transmitir os vírus para outras pessoas, sendo recomendado permanecer em isolamento por cerca de 10 a 14 dias, de acordo com a orientação médica, fazer uso de máscaras faciais e higienizar e desinfetar as mãos regularmente. Fonte: MS. Este é um informativo da ?Centro Médico Santa Clara - Cuidando da Saúde de sua empresa. Av. João Paulo I, 590 - Nobre, Brumado. Telefone: (77) 3441-5206.

Fonte: agora sudoeste

Câmara de Vereadores de Guanambi aprova PL do Executivo que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada; edital de concurso já tem previsão de publicação

Câmara de Vereadores de Guanambi aprova PL do Executivo que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada; edital de concurso já tem previsão de publicação

A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou por unanimidade em segunda Sessão Extraordinária na tarde desta quinta-feira (13), o Projeto de Lei Complementar nº 41/2021 enviado pelo Prefeito Nilo Coelho que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada - (GCMG).

Durante a votação na Câmara foram incluídas 07 emendas apontadas pelos parlamentares. A GCMG terá idade mínima de acesso de 18 anos e máxima de 40 anos, com percentual mínimo de 30% para o sexo feminino. A Lei também institui também o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Guanambi que promoverá, dentre outros, o curso de formação de Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito.

Edital do Concurso já tem previsão para publicação

A GCMG ficará sob a gestão da Secretaria Municipal de Planejamento. Segundo o secretário da pasta, Coronel Lira, existe a previsão de lançamento do Edital de Concurso para a primeira quinzena de fevereiro. O concurso para 100 vagas já está autorizado pelo prefeito municipal e serão disponibilizadas 80 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 20 para Agente de Trânsito, totalizando 100 vagas no total.  Segundo o prefeito Nilo Coelho, a aprovação é sinal de maturidade da Câmara Municipal e atendimento de um pleito antigo da população. “Este é mais um compromisso de muitos anos que estamos cumprindo”, frisou.

Requisitos para o Concurso Público

Dentre os requisitos, tem-se a obrigatoriedade do ensino médio completo, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e máxima de 40 (quarenta) anos, altura mínima de 1,60 metros (candidatos do sexo masculino) e 1,55 metros (candidatas do sexo feminino) e possuir carteira nacional de habilitação (CNH) no mínimo na categoria “AB”.

Cota feminina e racial de 30% cada

O concurso reservará o percentual mínimo de 30% das vagas para o sexo feminino, que corresponde a 24 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 6 para Agente de Trânsito, no mínimo e também cota racial de 30%. O concurso terá as seguintes etapas: Prova Objetiva e redação, Exame Médico, Investigação Social, Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Curso de Formação.

Fonte: guanambi.ba.gov.br

Câmara de Vereadores de Guanambi aprova PL do Executivo que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada; edital de concurso já tem previsão de publicação

Projeto que obriga Embasa a instalar Eliminador de Ar nos Hidrômetros em Ituaçu é sancionado

Projeto que obriga Embasa a instalar Eliminador de Ar nos Hidrômetros em Ituaçu é sancionado

A população de Ituaçu, agora poderá exigir a instalação do Eliminador de Ar nos Hidrômetros junto a Embasa, o que vai reduzir consideravelmente o valor nas contas de água, já que muitas vezes, mesmo sem estar caindo água, o “relógio” conta, devido ao ar que passa. O projeto de Lei diz que:

“Dispõe sobre o fornecimento e a instalação
gratuita de equipamento eliminador de ar, pela
empresa concessionária do serviço de
abastecimento de água e esgoto, na tubulação
do sistema de água residencial, comercial ou
industrial, mediante solicitação do consumidor,
no município de Ituaçu e dá outras
providências”.

De autoria do vereador Márcio Aparecido “Macinho de Noé”, foi promulgado e publicado no Diário Oficial da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (13). A Própria Câmara promulgou e publicou o projeto de Lei.
 

CONSIDERANDO que o autografo da referida proposição Legislativa para sanção foi recebido
pelo Poder Executivo em data de 28/10/2021 (quinta-feira);
CONSIDERANDO O silêncio de sanção ou veto, pelo Excelentíssimo Prefeito Municipal, no
tempo hábil previsto no art. 38 no § 3º da Lei Orgânica Municipal, no que concerne a aludida
proposição executiva;
RESOLVE:
Art. 1º. PROMULGAR a Lei n. 979/2022 de 13 de janeiro de 2022 oriunda do Projeto de Lei
Legislativo nº 002/2021, cujo conteúdo faz parte integrante do presente ato de promulgação.

Fonte: informebarra.com

Guanambi confirma 200 novos casos em 24h e chega a 681 ativos de Covid-19

Guanambi confirma 200 novos casos em 24h e chega a 681 ativos de Covid-19

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, está em alerta máximo por conta do avanço repentino da Covid-19, o novo coronavírus. Nas últimas 24h, o município confirmou 200 novos casos da doença e está com 681 ativos. De acordo com o boletim epidemiológico, Guanambi tem 468 pessoas aguardando resultados. No momento, três pacientes estão internados no Pronto Atendimento (PA) Covid. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 12050 casos confirmados, sendo que 11240 já estão curados e 129 pessoas morreram. A prefeitura local já tornou obrigatório comprovante de vacina para ter acesso a estabelecimentos públicos e privados. Além disso, a gestão municipal também diminuiu público em eventos.

Fonte: Achei Sudoeste