Julgamento de recurso de Lula em processo na Lava Jato é adiado

Julgamento de recurso de Lula em processo na Lava Jato é adiado

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou o julgamento de um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) previsto para esta terça-feira, 27, sobre o processo da Lava Jato relacionado ao apartamento tríplex do Guarujá (SP).

Estava marcado para a sessão da Quinta Turma do STJ, às 14h, a análise do recurso apresentado pela defesa de Lula pedindo mudança no regime inicial de cumprimento da pena, além da redução do valor mínimo de indenização imposto pela condenação.

O STJ não informou o motivo do adiamento. Nesse processo, da operação Lava Jato, Lula foi acusado de receber propina da construtora OAS ligada a desvios na Petrobras por meio de reformas e da reserva de um apartamento em prédio da empreiteira.

O ex-presidente afirma que nunca teve a propriedade ou utilizou o imóvel e diz que vai provar sua inocência.

Fonte: atarde.uol

Governo divulga regras para radares fixos e móveis escondidos

Governo divulga regras para radares fixos e móveis escondidos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, informou que a partir de 1º de novembro, próximo domingo, entram em vigor os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques definidos pela Resolução Nº 798, publicado no Diário Oficial da União em setembro. De acordo com o Auto Esporte, o principal ponto em relação às novas regras e critérios fica por conta da instalação e uso de radares, fixos ou móveis. A partir do mês que vem, qualquer radar deverá estar o mais visível possível, e os guardas que realizam a operação dos chamados radares móveis não poderão ficar escondidos ou fora do campo de visão dos motoristas. De acordo com o presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, o objetivo das mudanças é trazer um caráter educativo e fazer com que o condutor seja alertado do limite de velocidade da via, perceba os riscos, reduza a velocidade do veículo e, com isso, reduza as chances de sofrer acidentes.

Fonte: Achei Sudoeste

Enem 2020 terá menos participantes por sala como medida protetiva ao novo Coronavírus

Enem 2020 terá menos participantes por sala como medida protetiva ao novo Coronavírus

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 contará com 700 mil inscritos a mais, comparado à edição de 2019. Diante do aumento no número de participantes em meio à pandemia do novo Coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que aumentará a quantidade de locais de provas do exame, como medida para comportar todos os participantes respeitando as regras sanitárias contra o vírus.

Um dos métodos de organização utilizado pelo Inep será a redução do número de participantes por sala, a fim de garantir o distanciamento exigido pelas autoridades de saúde. Para isso, o órgão vai contar com o auxílio das prefeituras para que as equipes de segurança possam dar suporte nos procedimentos de acesso aos locais de prova, para evitar aglomerações.

Além disso, foi solicitado aos estados e municípios que evitem a realização de outros eventos de grande porte nos dias de aplicação do Enem e garantam a infraestrutura necessária para garantir que os participantes cheguem aos locais de provas.

As medidas foram comunicadas pelo Inep no Encontro para Capacitação de Logística e Segurança do Enem 2020, realizado por videoconferência nesta terça-feira, 27 de outubro, com a participação de representantes das instituições envolvidas na operação para aplicação das provas na região Sudeste.

As provas impressas da edição 2020 do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já as provas digitais serão aplicadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Ao todo, são 5,6 milhões de inscritos.

Fonte: atarde.uol

Estudantes da Uesb relatam dificuldades para receber auxílio digital

Estudantes da Uesb relatam dificuldades para receber auxílio digital

Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão relatando dificuldades para receber apoio financeiro anunciado pela instituição para inclusão digital. Isso porque as atividades voltaram na instituição neste mês, mas de forma remota. O benefício é para que os alunos consigam, entre outras coisas, comprar os equipamentos. De acordo com o G1, as aulas voltaram na instituição no dia 19 deste mês. O reitor da Uesb, Luís Otávio Magalhães, explicou que a universidade elaborou um plano para retomada das atividades de forma online. Por conta disso, também foi publicado um edital que prevê um auxílio para inclusão digital para estudantes que não tem computadores ou acesso à internet para acompanhar aulas virtuais. O benefício é para alunos matriculados em cursos de graduação que se enquadram nos pré-requisitos: tem renda familiar menor que um salário mínimo, comprovaram vulnerabilidade socioeconômica e declararam que não tem acesso aos meios tecnológicos para ensino remoto. São dois tipos de auxílios: um para pagamento de serviço de internet, no valor de R$ 150, e outro para compra de um equipamento, no valor de R$ 800. Até o momento, 980 estudantes foram aprovados para receber o benefício. Mas após uma semana que as aulas começaram, no dia 19 de outubro, muitos alunos ainda não receberam o dinheiro. O reitor da universidade explicou porque nem todos receberam o dinheiro até agora. Ele afirmou que a previsão de pagamento para todos os estudantes que já entregaram toda documentação é de até o final da segunda semana de aula. Ainda segundo o reitor, professores e demais alunos terão que fazer acordos para não prejudicar os colegas que ainda não estão conseguindo assistir as aulas.

Fonte: Achei Sudoeste

Brumado: Mais uma obra mal feita que as poucas chuvas derrubam

Brumado: Mais uma obra mal feita que as poucas chuvas derrubam

Uma barragem rompeu na comunidade do Umaitá, depois do distrito de Umburanas, em Brumado, gerando vários transtornos na região. Segundo moradores, a barragem foi construída recentemente pela prefeitura municipal. No local, o paredão não resistiu a força da água e rompeu. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um morador indignado, culpando a prefeitura pelo serviço mal feito no local. Ele diz que o barramento foi construído com três curvas, totalmente irregular. O volume da água continua subindo, com as constantes chuvas desta quarta-feira (05) na região.

Fonte: Achei Sudoeste

OPINIÃO: Não deixe as pesquisas influenciarem você.

OPINIÃO: Não deixe as pesquisas influenciarem você.

A cada dia fica mais nítido que os resultados de pesquisa eleitoral não são confiáveis. Essa conclusão, não precisa, ir muito longe para se ter. Basta tirar uma horinha do seu dia e conversar com um a um dos moradores do seu bairro para perguntar qual seu candidato a prefeito que logo você verá que uma boa parte não tem candidato.

E nessa lacuna quem ganha é aquele que tem a humildade e a coragem de caminhar pelas ruas dos bairros e fazer sua campanha “olho no olho”, conversando com cada morador e ouvindo suas histórias, suas necessidades, sem medo de “perder tempo”.
Na verdade, se fôssemos acreditar nas pesquisas, não teríamos Trump e Bolsonaro eleitos presidente, tendo em vista que as pesquisas aqui no Brasil, chegaram a tirar Bolsonaro da concorrência do pleito, afirmando que não chegaria no segundo turno e não ganharia de nenhum outro candidato na época.

Na profissão que ocupo, tenho por obrigação acompanhar o resultado das pesquisas e até submeter-me muitas vezes a ficar calado, já que são feitas e comentadas por colegas de profissão, que ao que parece, não conseguem sair de suas “salas” de trabalho e ver a realidade de uma cidade que clama por um governante decente, que tenha em seu plano de governo um olhar para todos da população, sem criar separação entre um lado e outro da cidade.

Aos poucos estamos vendo a velha política sair de cena. Aos poucos, estamos vendo candidatos honrados levantarem a bandeira verde e amarela e lutar pelo seu país, por sua cidade.

É até bom que pensem que certos candidatos estão atrás nas pesquisas, pois deixam livre o caminho para que estejam na frente em suas caminhadas, em sua campanha corpo a corpo.

Realmente tem que ter coragem para fazer a diferença em uma campanha política. Aqui em Natal, pelo menos em meu bairro, nunca tinha visto um candidato a Prefeito fazer visitas, caminhar com sua equipe, pé no chão, se colocando no lugar do eleitor.

Já está na hora dos natalenses aproveitarem a oportunidade de mudar e finalmente colocar seu nome como referência de governabilidade.
Depois do resultado das eleições para Presidente do Brasil e dos Estados Unidos, com um resultado surpreendente para aqueles que acreditavam em pesquisa, posso garantir: Não acreditem em pesquisas pagas! Nem propaganda política nos garante um bom candidato, já que alguns tem apenas 16 segundos para falar.

Analise os candidatos, faça a sua pesquisa. Para isso tem internet, as redes sociais. Seja você o dono de seu voto.

Fonte: atrombetanews

Decreto de Bolsonaro pode abrir caminho para privatização do SUS

Decreto de Bolsonaro pode abrir caminho para privatização do SUS

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (27), autoriza a equipe econômica a preparar um modelo de privatizações para as unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o portal IG, o decreto inclui a “porta de entrada” do SUS, que são as unidades básicas de saúde, na mira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, que visa concessões e privatizações do governo. Ainda segundo o portal, na prática, o decreto, além de abrir caminho para a privatização do SUS, prevê estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, modernização e operação de unidades básicas de saúde”. O objetivo central do programa de concessões e privatizações do governo é “encontrar soluções para a quantidade significativa de unidades básicas de saúde inconclusas ou que não estão em operação no país”.

Fonte: Brumado Urgente

Amargosa: Novo tremor em distrito assusta moradores na noite desta terça (27)

Amargosa: Novo tremor em distrito assusta moradores na noite desta terça (27)

Um novo tremor foi sentido por moradores de Amargosa, no Recôncavo, na noite desta terça-feira (27). O abalo foi registrado na localidade de Corta-Mão às 22h03 e chegou à magnitude de 1,8. Segundo a Defesa Civil do Estado [Sudec], o tremor foi o mais forte após a sequência de fenômenos entre o final de agosto e início de setembro registrado em 43 cidades das regiões do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul.. Conforme Paulo Luz, superintendente da Sudec, apesar de a magnitude ter sido baixa, a intensidade do tremor da noite desta terça foi considerada média, o bastante para assustar moradores. Luz diz que o fato preocupa devido à inversão da tendência que era de tremores de baixa intensidade. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora a região, do dia 30 de agosto, quando começaram os tremores, até esta terça já ocorreram mais de 400 abalos sísmicos, 41 destes só nos últimos três dias. O epicentro dos tremores fica a 1 quilômetro de profundidade do distrito de Corta-Mão.

Fonte: Brumado Urgente

Estudantes começam a utilizar a quarta parcela do vale-alimentação

Estudantes começam a utilizar a quarta parcela do vale-alimentação

Pela quarta vez, desde que começou a pandemia por conta do novo coronavírus, o governo estadual liberou R$ 44 milhões para garantir um vale-alimentação estudantil no valor de R$ 55 aos cerca de 800 mil alunos da rede pública de ensino baiana. O valor foi disponibilizado no cartão dos estudantes nesta segunda-feira (26) e somente pode ser utilizado na compra de produtos do gênero alimentício, a exemplo de feijão, arroz, macarrão, carne, frutas, verduras e café.
Para ter acesso à quarta parcela, o aluno ou o responsável devem usar o mesmo cartão Alelo que foi utilizado anteriormente e é aceito em mais de 18 mil estabelecimentos espalhados pela Bahia.

Fonte: Agora Sudoeste

Vendas de Ivermectina disparam quase 80% em um mês, mostra levantamento da FGV

Vendas de Ivermectina disparam quase 80% em um mês, mostra levantamento da FGV

As vendas da Ivermectina subiram 76,6% no mês de setembro, de acordo com um levantamento Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) em parceria com a empresa Linx. O medicamento faz parte da classe dos antiparasitários e anti-helmínticos, e no início da pandemia no Brasil foi altamente procurado pela população após ser associado a um suposto tratamento da Covid-19. A eficácia do medicamento para a infecção pelo coronavírus não foi cientificamente comprovada.

Os dados mostram que a alta foi constatada depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubou sua própria proibição de venda do medicamento sem prescrição médica. O órgão informou que a revisão foi feita porque os medicamentos não correm risco de desabastecimento no mercado e a liberação visa garantir o tratamento de verminoses e parasitoses comuns entre a população.

Ao dados mostram que entre março e julho, o remédio passou a registrar aumento de vendas consistentemente após ser mencionado entre as possíveis medidas preventivas contra o novo Coronavírus. Em junho, as vendas subiram 235% em relação ao mês de maio, e em julho, 54% em relação ao mês anterior. Para frear a corrida por automedicação e estocagem do medicamento em casa, a Anvisa anunciou a restrição em agosto e a proibição provocou queda de 78,5% nas vendas nacionalmente.

O relatório aponta ainda que, pelo segundo mês consecutivo, antirreumáticos, como a Hidroxicloroquina, e anti-inflamatórios não esteroidais, como o Ibuprofeno, seguem como os medicamentos mais procurados, com cerca de 14% do volume total de vendas. Na segunda colocação, com aproximadamente 12%, estão os analgésicos e antipiréticos, como Dipirona sódica e Paracetamol, seguidos por contraceptivos hormonais (11%).

SÃO PAULO LIDERA IMPORTÂNCIA RELATIVA DO MERCADO

Os dados de vendas entre os estados se mantiveram no mês de setembro: São Paulo segue na liderança com 34,8% de importância relativa em faturamento nacional, seguido pelo Rio de Janeiro (11%); Minas Gerais (9,5%); Rio Grande do Sul (7%) e Paraná (6,9%).

O ticket médio nacional ficou na faixa acima de R$45 em setembro de 2020, com crescimento de 0,8% em relação a agosto e de 5,2% em relação a setembro de 2019. O estado com maior ticket médio foi Rondônia, com mais de R$ 65,00, seguido por Mato Grosso do Sul, na mesma faixa, e Rio Grande do Sul, com mais de R$ 60,00.

Os dados foram obtidos a partir da análise de mais de 162 milhões de produtos farmacêuticos, sendo mais de 53 milhões de notas de compra, comparando os meses de setembro de 2018, 2019 e 2020.

Fonte: Bahia Notícias

Brumado registra 13 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

Brumado registra 13 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h

Nesta terça-feira, 27/10, o município de Brumado registrou 2.312 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 7.489 notificações. Entre os diagnósticos: 09 internações, 27 óbitos, 229 pacientes em tratamento e 2.056 recuperados. No momento, 141 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Fonte: Agora Sudoeste

Estudo indica que Covid-19 pode impactar em dez anos o envelhecimento do cérebro

Estudo indica que Covid-19 pode impactar em dez anos o envelhecimento do cérebro

Dez anos de envelhecimento no cérebro. É o impacto que pode ser sofrido por pessoas que estão se recuperando da Covid-19. De acordo com a agência de notícias Reuters, pesquisadores do Imperial College de Londres, no Reino Unido, alertam, nesta terça-feira (27), que a doença pode prejudicar funções cerebrais e declínio mental.

A pesquisa envolveu a análise de resultados de 84.285 pessoas, sendo denominada Grande Exame da Inteligência Britânica. As conclusões foram divulgadas pelo site MedRxix, mas ainda têm de ser verificadas por outros estudiosos. O estudo foi coordenado pelo médico Adam Hampshire, do Imperial College de Londres.

Ainda segundo a publicação, os exames cognitivos feitos pelos pesquisadores analisaram, por meio de exames cognitivos, de que forma o cérebro atua para a realização de tarefas, a exemplo de como lebrar palavras e unir pontos em um quebra-cabeça

Segundo os resultados, a Covid-19 pode causar déficits cognitivos "de tamanho de efeito significativo", principalmente em pessoas que tiveram de ser hospitalizadas. Esses impactos são "equivalentes ao declínio médio de 10 anos no desempenho global entre os 20 e os 70 anos".

Por outro lado, cientistas que não participaram diretamente do estudo analisam que os resultados precisam ser vistos com cautela. "A função cognitiva dos participantes não era conhecida antes da Covid, e os resultados tampouco refletem a recuperação de longo prazo, por isso quaisquer efeitos sobre a cognição podem ser de curto prazo", afirmou a professora de neuroimagética aplicada da Universidade de Edimburgo, Joanna Wardlaw.

Além disso, a pesquisa possui voluntários que alegaram ter Covid-19, mas que não foram propriamente diagnosticados com a doença, aponta o professor de ciência imagética medicinal do University College de Londres, Derek Hill. 

Fonte: Bahia Notícias

Contas de água, luz e telefone poderão ser pagas pelo Pix em novembro, diz BC

Contas de água, luz e telefone poderão ser pagas pelo Pix em novembro, diz BC

O Banco Central afirmou algumas contas de água, luz e telefone já poderão ser pagas diretamente pelo Pix em novembro, quando o sistema for lançado. Segundo o chefe de subunidade no departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC, Breno Lobo, a expectativa é que, no médio prazo, o Pix seja obrigatoriamente ofertado como opção para pagamento das faturas.

Fonte: Bahia Notícias

Justiça Eleitoral indefere mais de 10 mil candidaturas

Justiça Eleitoral indefere mais de 10 mil candidaturas

A Justiça Eleitoral recebeu e julgou maior parte dos pedidos de registro de candidaturas até esta segunda-feira, 26. Destes, mais de 10 mil postulantes ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito em todo o Brasil tiveram a candidatura indeferida. Além disso, caso sejam somados os falecimentos e renúncias, o número de candidatos inaptos supera os 16,5 mil.

No entanto, a maior parte, cerca de 10, 6 mil casos, é formada por candidatos que não atenderam a algum requisito legal. Logo, não podem concorrer ao cargo.

Os candidatos inaptos representam cerca de 2,9% do total de casos analisados, um percentual, por enquanto, menor que o registrado em 2016 (3,4%). 112 mil pedidos ainda aguardam parecer da Justiça Eleitoral. A lei aponta que esses candidatos poderão concorrer às vagas no poder público, cabendo a Justiça decidir posteriormente sobre a validade dos registros.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o principal motivo das cassações ou indeferimentos é a “ausência de requisito de registro”, com 75,9%. Como uma única candidatura pode ser barrada por mais de um motivo, o número total supera o de candidatos indeferidos.

A segunda principal causa das rejeições é a aplicação da Lei da Ficha Limpa, com 11,2%. De acordo com a legislação, políticos condenados por abuso de poder político e econômico ficam inelegíveis por oito anos.

Fonte: atarde.uol

Sem controle de aglomerações, Bahia pode enfrentar 2ª onda de Covid antes do fim do ano

Sem controle de aglomerações, Bahia pode enfrentar 2ª onda de Covid antes do fim do ano

Apesar do platô atual na curva da pandemia em relação aos casos ativos, novas ocorrências e mortes pela Covid-19, a Bahia pode ser afetada por uma segunda onda de contaminação até o fim do ano. O repique na curva de contaminação pela doença já é uma realidade na Europa e acende um alerta para outras localidade. A possibilidade foi admitida pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao site Bahia Notícias, que teme os reflexos da flexibilização de atividades comerciais na capital e no interior, aglomerações e o abandono do uso de máscaras de proteção pela população, que tem sido comuns, principalmente em meio ao período eleitoral. O titular da Sesab publicou gráficos para mostrar que a Bahia está em uma situação de platô da curva de contaminação, mas alertou para a possibilidade de uma retomada do processo de contágio. O secretário explicou que "esse platô, na sequência da forte redução que vinha ocorrendo [queda sustentada], significa uma retomada do processo de contágio". Os gráficos apresentados pelo titular da Saúde na Bahia de fato mostram o atingimento de um platô no número de casos ativos e casos novos. Há uma semana, na segunda-feira (19), o governador Rui Costa sinalizou que o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) tem processado menos testes RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 do que é capaz. O gestor reconheceu que os municípios têm realizado menos testes, fato que desperta preocupação. Diante de questionamento sobre a queda no número de testes, o secretário Fábio Vilas-Boas afirmou que "o nível de testagem caiu, mas se mantém com 25% de positividade". No estado o governador Rui Costa assinou um decreto no início de setembro em que ampliou o limite do número de pessoas permitidas em eventos em todo estado para 100. Em 23 de outubro o número foi alterado, e passou a ser autorizado até 200 pessoas em eventos.

Fonte: 97news